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domingo, 20 de março de 2011

Carris Nº0609 T11 "A Excelência em Guaraci e Paulo" (cobrador e motorista da empresa de ônibus Carris) . Bus nº0609 -"excellence in the person of Paul and Guaraci ( driver and bus conductor of Carris company/ Porto Alegre city)

  Já não lembro se foi na quarta ou na quinta feira passada. Mas o que isso importa?  O fato é que presenciei umas das mais belas  formas de comportamento no transporte coletivo de Porto Alegre. Ah, desse fato jamais esquecerei!
Foi na Rua Salvador França. Estava eu em dúvida se subia ou não naquele T11 relativamente cheio . Não, não estava cheio. Assim me pareceu por causas de minha claustrofobia.  Só consigo viajar em transportes no qual não hajam passageiros ( que de passageiros não tem nada pois lá ficam por muitos minutos e  assim o fazem diariamente) em pé. Preciso de ar, espaço...
Curioso que o carro nº 0609 da Carris permaneceu  parado por alguns minutos como se estivesse me dando tempo para pensar se eu embarcaria ou não.
Estava eu tão preocupada com minha indecisão e fobia que custei a perceber que eu não  era , nem de longe, o motivo do ônibus ainda ali permanecer com a porta aberta.
O motorista, que mais tarde foi apresentado como Paulo, estava na porta de saída ajudando um portador de deficiência a entrar . Uma vez acomodado dentro do carro, o motorista voltou para pegar a cadeira de rodas do respectivo cidadão.
Detalhe: não havia entrada especial para eles . A sensibilidade do motorista o fez parar e ajudar o "passageiro" a prosseguir  seu destino sem ter que esperar por um carro adaptado.
Meu Deus!! - pensei eu. O que é minha fobia diante de tamanha generosidade? Entrar naquele carro era uma decisão só minha. E eu poderia fazê-lo sem ajuda de ninguém.
Foi então que entrei sem relutar. O motorista entrou em seguida.
A viagem prossegue. Inicia-se um diálogo entre o motorista e o cobrador.
Acomodou ele direitinho? perguntou o cobrador.
Sim, deram espaço para ele lá atrás. -falou o motorista.
Próxima parada. Três pessoas tomariam aquele ônibus. Entre os três, uma idosa  que apesar de ter feito sinal, ainda estava um tanto distante. Foi então que novamente me surpreendi: o motorista fez sinal para que ela ficasse onde estava e aproximou o carro da senhorinha .
Só isso? Que nada!!! A mesma senhora, ao  cruzar a roleta, ouviu do cobrador: " eu tenho um banco extra, a senhora pode passar que a acomodarei nele".
Novamente chamei por "Meu Deus"!!! Estava eu em um transporte público coletivo?
A admiração veio de todos . Elogios foram feitos. Boquiabertos,  os chamados passageiros  teciam comentários a respeito.
"Nunca vi alguém tratar um idoso desse jeito em um õnibus" . Falou uma idosa.
Eu ainda estava em pé. Na parte da frente é claro, pois não me arriscava a ficar entre tantos lá atrás. Maldita fobia.
Olhei para trás e,  em um dos bancos da frente,  havia uma senhora com um cão aos seus pés. O banco ao lado dela estava vazio.
Notei que se tratava de um cão guia.
Acreditem. Novamente pasmei ao ver e ouvir  o motorista e o cobrador   tendo  mais um comportamento que não deveria me surpreender mas , infelizmente, surpreendeu. Quem usa transporte coletivo sabe do que estou falando.  Ambos estavam preocupados em não esquecer o local onde a senhora e seu guia desceriam.
Guaraci, o cobrador, falou com ela em tom singelo e educado: não esquecemos da senhora, a sua parada é a próxima.  A senhora agradeceu e desceu com maestria.


Não pude evitar: fotografei. Desde que iniciei minhas atividades no Projovem eu adquiri o hábito de registrar todos os momentos possíveis. Pena que eu não tenha uma boa câmara . Sempre fotografo de meu celular e nem sempre a luz do dia permite uma boa foto.
Mas deixe-me voltar ao tópico principal.
Pelo diálogo de Guaraci e Paulo ( cobrador e motorista respectivamente) percebi que estava chegando a vez do deficiente físico chegar ao seu destino. Guaraci queria descer para ajudar mas Paulo  achou melhor ele mesmo fazer isso pois havia "passageiros" para subir. Mas mesmo assim, Guaraci tentou disputar com Paulo a chance dessa bondosa atitude.
Quanta gentileza  !!!
Iniciei um diálogo  com Guaraci.  
Muito delicado, Guaraci  demonstrou, em suas palavras,  que a bondade é algo inerente ao homem.
Falei a ele que publicaria o comportamento deles no Twitter.  Ele agradeceu e falou que eu  estava fazendo algo muito legal. Legais são eles!!! Legais? Ele são demais!
Parece meio estranho enaltecer algo que deveria ser normal no ser humano: a gentileza  e respeito com as diferenças. Deficientes e idosos , infelizmente não tem um tratamento VIP em nosso país.
Houve alguém que falou: ah, eles recebem treinamento para agirem dessa forma.
Ah, vem com essa não!!! Existe treinamento sim, mas na prática ele é esquecido. Já presenciei tantas coisas! As vezes você encontra um cobrador educado mas com um motorista estressado ou  indiferente e/ou vice versa.
A falta de educação e respeito nem sempre estão presentes entre cobradores e motoristas de transportes coletivos . As vezes essa dupla é apenas indiferente. Apenas são. Apenas exercem a função.  Entende? 
Sim, a bondade e o respeito  deveriam ser inerentes ao ser humano. Mas sabemos que não é assim. Nem quero aqui julgar  pois cada um reage conforme sua conduta, sua vida, seu grau de satisfação...
Sabemos que o transporte público coletivo urbano precisa de uma transformação radical especialmente do ponto de vista das relações humanas.
Mas repito: meu papel aqui não é julgar e sim enaltecer a excelência de dois grandes profissionais e seres humanos.
Guaraci e Paulo estavam agindo de forma natural. Era notório que a educação, carinho e compaixão demonstrados vinham de suas almas.
Pois é, o treinamento é um instrumento de importância imensurável   no sentido de oferecer competência , conhecimento, habilidade e atitude. Mas o resultado desse treinamento será mais ou menos satisfatório dependendo da índole e caráter do profissional exposto a esse treino. Humanidade não se ensina. Nascemos humanos!!
Guaraci e Paulo, nós, que não somos tão passageiros pois estamos sempre  utilizando esse tipo de transporte, agradecemos de coração por tratar tão bem dessa clientela que divide horas de suas vidas viajando com vocês.
GUARACI

PAULO

A vocês dois, meu sincero apreço!!!
Parabéns também à Carris que está prestando um lindo trabalho à comunidade Porto Alegrense.

Por Professora Helena





5 comentários:

ratan disse...

Read ur blog......n the story of the bus driver and conductor, this is really unprecedented. Act of kindness and compassion towards others is becoming so scarce that stories like this really makes u wonder that small generous and kind gestures are so precious and applauding....claps for the driver and condutor from me!!

Vinicius Rangel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Rangel disse...

Quem recebe na Carris treinamento para gentileza ou urbanismo? NINGUÉM! O treinamento é para saber usar alguns equipamentos e só! O tratamento que o funcionário oferece condiz com a sua habilidade emocional, educação e caráter... só isso! E o passageiro também tem que ter consciência do seu papel nessa relação funcionário/cliente. O Bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado... tem que sair da boca dele também.. Se trata com indiferença, muito provavelmente vai ser tratado da mesma maneira e muitos não se dão conta disso, afinal, o dia é corrido quase sempre estamos com a cabeça longe com preocupações e stress...passamos por cima dos pés das pessoas e nem pedimos desculpa (generalizando). Somos um povo grosso e mal educado. Isso é fato. Hi teacher... I could write in english but I want everybody to understand me.. I worked in this company that you're talking about for a few years and I wish I could share something about the subject.. thanks, se ya

Anônimo disse...

Conversei com meu colega Guaraci,depois de quase um ano vimos esse relato da prof.Helena, e nos sensibilizamos com tal consideração.Em todos os setores há bons e maus profissionais. Mas a educação, essa sim vem de berço, não se aprende no trabalho ou na escola.Muito obrigado, pois esse tipo de relato, nos faz pensar que estamos no caminho certo.

Butecodaspalavras disse...

Hi Vinícius Rangel!!I agree on this issue. Thanks for sharing!