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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

“Educação pela Paz” ( Education for Peace)

Na escola Mário Quintana foi desenvolvido um projeto da educação pela paz . Projeto esse ilustrado com a palestra do  professor  João Roberto de Araújo. 
A diretora dessa escola, Cíntia,  estendeu o  convite aos alunos do Projovem Extremosul. 

O Professor João Roberto de Araujo da “Inteligência Relacional” da cidade de Ribeirão Preto-SP é conhecido internacionalmente por introduzir nas escolas o estudo gradual e sistemático não só dos fatores intervenientes como do próprio processo de construção da paz, tendo como objetivo último implantar uma genuína cultura de aceitação da diversidade, de tolerância com as diferenças, de compreensão, compaixão e de solidariedade entre os seres humanos.
O Profº Araújo destacou a importância da cooperação de todos os envolvidos ao programa. “Tudo é feito a partir de uma estrutura de cooperação, ninguém faz nada sozinho”.

Segundo ele, egoísmo, desconfiança, intolerância e a concorrência são resultados  que contribuem para a luta contra comportamentos sociais que promovam a violência. Neste espírito, inúmeras famílias são desintegradas ou se deparam com  conflitos, violência física, afrontas, verbal abusos e outros. O aprendizado emocional, o desenvolvimento de competências para lidar com emoções negativas  são as única abordagens  eficazes para interromper o processo de violência.
O professor ainda diz que todas as instituições, assim como os seres humanos, têm uma tarefa importante a fazer: cultivar a paz através do processo educativo que vai além e acimaposturas repressivas, envolvendo todos os segmentos da sociedade.

 A escola é o lugar mais adequado para a disseminação de valores humanistas, é onde se adquirem habilidades e se forjam projetos de vida. Com essa concepção, o processo de ensino–aprendizado amplia-se na prioridade do saber pelo pensar e fazer, como também do ser e conviver, promovendo, assim, harmonia entre as exigências do indivíduo e da sociedade, favorecendo o enriquecimento coletivo na cooperação e fraternidade.

Acho que todos nós concordamos que a paz no mundo só é possível  através de uma reforma humana.

NOTAO Palestrante – Prof. João Roberto de Araujo, é Mestre em Psicologia Social pelo USP; Professor visitante no centro de Mudanças Educacionais da Universidade da Califórnia; Estudioso da cultura grega antiga e ex-professor de mitologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto – SP; Orientador de Programas de Desenvolvimento de cultura da paz e não-violência, em vários municípios brasileiros; Palestras no exterior: Suíça, Tailândia, Índia e Estados Unidos da América.

( essa palestra aconteceu em 23 de setembro de 2010)





At Mário Quintana  school, was  developed an "Education Peace"  project . This project was illustrated   with a lecture by Professor João Roberto de Araújo.
The  school director , Cíntia , extended an invitation to   Projovem Extremosul students.

Professor João Roberto de Araujo of the "relational intelligence" of the city of Ribeirao Preto-SP is internationally known for introducing  ,  in schools, a    gradual and systematic study not only of  intervening   factors   as such of the  process of peace building, with the ultimate goal of establish  a genuine culture of acceptance of diversity,  tolerance with de differences, understanding, compassion and solidarity among humans being  

The professor also  stressed the importance of cooperation of all involved with the program. "Everything is made from a framework of cooperation, no one does anything alone."


According to him, egoism, intolerance, mistrust and competition are results that  contribute to anti 
social behaviors promoting violence.  In this spirit, countless families are 
disintegrating, or facing  conflicts, physical violence, affronts, verbal 
abuses and others. The emotional learning, development of competences in 
order to deal with negative  emotions,  are the only efficient approach to stop the process of violence.

The school is the most suitable place for the dissemination of humanitarian values,it  is where we acquire skills and forge life projects. 
 With this conception , the teaching-learning expands on the priority of learning by thinking and doing, but also of being and living,  promoting, thus,  harmony between the demands of the individual and society,  ravoring the collective enrichment in the  cooperation and  fraternity.



I think we all agree that world peace is possible only through human reformation.