Na escola Mário Quintana foi desenvolvido um projeto da educação pela paz . Projeto esse ilustrado com a palestra do professor João Roberto de Araújo.
A diretora dessa escola, Cíntia, estendeu o convite aos alunos do Projovem Extremosul.
O Professor João Roberto de Araujo da “Inteligência Relacional” da cidade de Ribeirão Preto-SP é conhecido internacionalmente por introduzir nas escolas o estudo gradual e sistemático não só dos fatores intervenientes como do próprio processo de construção da paz, tendo como objetivo último implantar uma genuína cultura de aceitação da diversidade, de tolerância com as diferenças, de compreensão, compaixão e de solidariedade entre os seres humanos.
O Profº Araújo destacou a importância da cooperação de todos os envolvidos ao programa. “Tudo é feito a partir de uma estrutura de cooperação, ninguém faz nada sozinho”.
Segundo ele, egoísmo, desconfiança, intolerância e a concorrência são resultados que contribuem para a luta contra comportamentos sociais que promovam a violência. Neste espírito, inúmeras famílias são desintegradas ou se deparam com conflitos, violência física, afrontas, verbal abusos e outros. O aprendizado emocional, o desenvolvimento de competências para lidar com emoções negativas são as única abordagens eficazes para interromper o processo de violência.
O professor ainda diz que todas as instituições, assim como os seres humanos, têm uma tarefa importante a fazer: cultivar a paz através do processo educativo que vai além e acimaposturas repressivas, envolvendo todos os segmentos da sociedade.
A escola é o lugar mais adequado para a disseminação de valores humanistas, é onde se adquirem habilidades e se forjam projetos de vida. Com essa concepção, o processo de ensino–aprendizado amplia-se na prioridade do saber pelo pensar e fazer, como também do ser e conviver, promovendo, assim, harmonia entre as exigências do indivíduo e da sociedade, favorecendo o enriquecimento coletivo na cooperação e fraternidade.
Acho que todos nós concordamos que a paz no mundo só é possível através de uma reforma humana.
NOTA: O Palestrante – Prof. João Roberto de Araujo, é Mestre em Psicologia Social pelo USP; Professor visitante no centro de Mudanças Educacionais da Universidade da Califórnia; Estudioso da cultura grega antiga e ex-professor de mitologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto – SP; Orientador de Programas de Desenvolvimento de cultura da paz e não-violência, em vários municípios brasileiros; Palestras no exterior: Suíça, Tailândia, Índia e Estados Unidos da América.
( essa palestra aconteceu em 23 de setembro de 2010)
At Mário Quintana school, was developed an "Education Peace" project . This project was illustrated with a lecture by Professor João Roberto de Araújo.
The school director , Cíntia , extended an invitation to Projovem Extremosul students.
Professor João Roberto de Araujo of the "relational intelligence" of the city of Ribeirao Preto-SP is internationally known for introducing , in schools, a gradual and systematic study not only of intervening factors as such of the process of peace building, with the ultimate goal of establish a genuine culture of acceptance of diversity, tolerance with de differences, understanding, compassion and solidarity among humans being
The professor also stressed the importance of cooperation of all involved with the program. "Everything is made from a framework of cooperation, no one does anything alone."
According to him, egoism, intolerance, mistrust and competition are results that contribute to anti
social behaviors promoting violence. In this spirit, countless families are
disintegrating, or facing conflicts, physical violence, affronts, verbal
abuses and others. The emotional learning, development of competences in
order to deal with negative emotions, are the only efficient approach to stop the process of violence.
The school is the most suitable place for the dissemination of humanitarian values,it is where we acquire skills and forge life projects.
With this conception , the teaching-learning expands on the priority of learning by thinking and doing, but also of being and living, promoting, thus, harmony between the demands of the individual and society, ravoring the collective enrichment in the cooperation and fraternity.
I think we all agree that world peace is possible only through human reformation.
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