Seguidores

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Aprender? De que forma?






Brincar de aprender, aprender brincando, dinâmicas, formas lúdicas...Não importa o nome que você atribua, o que realmente importa é o saldo positvo que aulas descontraídas podem trazer....Todos ganham : alunos e professores. Alunos por memorizarem mais facilmente o conteúdo , nós professores por vermos o resultado de nossa aula refletido no sorriso e no olhar de nossos jovens alunos..

 Era uma sexta feira ...fazia  muito calor.. O que fazer para motivar os alunos?? Professora Mariana teve uma idéia: : darmos aula ao ar livre.. 
Mariana , professora de Ciências Naturais, realizou uma  experiência comprovando os diferentes índices de amido  entre a banana madura e a banana verde.

Logo pensei em uma dinâmica de grupo para a aula de língua Inglesa.  Introdução de um novo vocabulário: partes do corpo.

FICA AQUI UMA DICA AOS  COLEGAS:

 Após a apresentadação do novo vocabulário  os alunos  praticam lendo , escrevendo e repetindo as palavras com o professor ( reading, writing and speaking ).

 Telefone sem fio: ( speaking)
- alunos são divididos em dois grupos.
- o professor , em inglês, fala  uma parte do corpo humano ao primeiro da fila e esse passa ao próximo e assim sucessivamente até chegar ao último integrante do grupo.
- o último integrante pronuncia   a palavra que ouviu tocando a parte do corpo a que o vocábulo corresponde.
-é ponto para o grupo adversário  se o grupo em ação errar...


Outra dinâmica possível ( writing)
-ainda em dois grupos, alunos cortam  tiras largas de papel e escrevem, em cada uma, o nome de uma parte do corpo.
- um aluno de cada grupo é escolhido  para servir de manequim.
- os alunos , com fita adesiva, colam as tiras nas partes do corpo   do aluno escolhido...
- o primeiro grupo a terminar de forma correta é o vencedor..

Para finalizar, uma musiquinha  bem fácil contendo as partes do corpo humano..


LEMBRAM DA MÚSICA DA XUXA "CABEÇA, OMBRO , JOELHO E PÉ??  É SÓ PASSAR PARA O INGLÊS: HEAD, SHOULDER, KNEE AND FOOT............

Nenhum comentário: