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domingo, 20 de março de 2011

Carris Nº0609 T11 "A Excelência em Guaraci e Paulo" (cobrador e motorista da empresa de ônibus Carris) . Bus nº0609 -"excellence in the person of Paul and Guaraci ( driver and bus conductor of Carris company/ Porto Alegre city)

  Já não lembro se foi na quarta ou na quinta feira passada. Mas o que isso importa?  O fato é que presenciei umas das mais belas  formas de comportamento no transporte coletivo de Porto Alegre. Ah, desse fato jamais esquecerei!
Foi na Rua Salvador França. Estava eu em dúvida se subia ou não naquele T11 relativamente cheio . Não, não estava cheio. Assim me pareceu por causas de minha claustrofobia.  Só consigo viajar em transportes no qual não hajam passageiros ( que de passageiros não tem nada pois lá ficam por muitos minutos e  assim o fazem diariamente) em pé. Preciso de ar, espaço...
Curioso que o carro nº 0609 da Carris permaneceu  parado por alguns minutos como se estivesse me dando tempo para pensar se eu embarcaria ou não.
Estava eu tão preocupada com minha indecisão e fobia que custei a perceber que eu não  era , nem de longe, o motivo do ônibus ainda ali permanecer com a porta aberta.
O motorista, que mais tarde foi apresentado como Paulo, estava na porta de saída ajudando um portador de deficiência a entrar . Uma vez acomodado dentro do carro, o motorista voltou para pegar a cadeira de rodas do respectivo cidadão.
Detalhe: não havia entrada especial para eles . A sensibilidade do motorista o fez parar e ajudar o "passageiro" a prosseguir  seu destino sem ter que esperar por um carro adaptado.
Meu Deus!! - pensei eu. O que é minha fobia diante de tamanha generosidade? Entrar naquele carro era uma decisão só minha. E eu poderia fazê-lo sem ajuda de ninguém.
Foi então que entrei sem relutar. O motorista entrou em seguida.
A viagem prossegue. Inicia-se um diálogo entre o motorista e o cobrador.
Acomodou ele direitinho? perguntou o cobrador.
Sim, deram espaço para ele lá atrás. -falou o motorista.
Próxima parada. Três pessoas tomariam aquele ônibus. Entre os três, uma idosa  que apesar de ter feito sinal, ainda estava um tanto distante. Foi então que novamente me surpreendi: o motorista fez sinal para que ela ficasse onde estava e aproximou o carro da senhorinha .
Só isso? Que nada!!! A mesma senhora, ao  cruzar a roleta, ouviu do cobrador: " eu tenho um banco extra, a senhora pode passar que a acomodarei nele".
Novamente chamei por "Meu Deus"!!! Estava eu em um transporte público coletivo?
A admiração veio de todos . Elogios foram feitos. Boquiabertos,  os chamados passageiros  teciam comentários a respeito.
"Nunca vi alguém tratar um idoso desse jeito em um õnibus" . Falou uma idosa.
Eu ainda estava em pé. Na parte da frente é claro, pois não me arriscava a ficar entre tantos lá atrás. Maldita fobia.
Olhei para trás e,  em um dos bancos da frente,  havia uma senhora com um cão aos seus pés. O banco ao lado dela estava vazio.
Notei que se tratava de um cão guia.
Acreditem. Novamente pasmei ao ver e ouvir  o motorista e o cobrador   tendo  mais um comportamento que não deveria me surpreender mas , infelizmente, surpreendeu. Quem usa transporte coletivo sabe do que estou falando.  Ambos estavam preocupados em não esquecer o local onde a senhora e seu guia desceriam.
Guaraci, o cobrador, falou com ela em tom singelo e educado: não esquecemos da senhora, a sua parada é a próxima.  A senhora agradeceu e desceu com maestria.


Não pude evitar: fotografei. Desde que iniciei minhas atividades no Projovem eu adquiri o hábito de registrar todos os momentos possíveis. Pena que eu não tenha uma boa câmara . Sempre fotografo de meu celular e nem sempre a luz do dia permite uma boa foto.
Mas deixe-me voltar ao tópico principal.
Pelo diálogo de Guaraci e Paulo ( cobrador e motorista respectivamente) percebi que estava chegando a vez do deficiente físico chegar ao seu destino. Guaraci queria descer para ajudar mas Paulo  achou melhor ele mesmo fazer isso pois havia "passageiros" para subir. Mas mesmo assim, Guaraci tentou disputar com Paulo a chance dessa bondosa atitude.
Quanta gentileza  !!!
Iniciei um diálogo  com Guaraci.  
Muito delicado, Guaraci  demonstrou, em suas palavras,  que a bondade é algo inerente ao homem.
Falei a ele que publicaria o comportamento deles no Twitter.  Ele agradeceu e falou que eu  estava fazendo algo muito legal. Legais são eles!!! Legais? Ele são demais!
Parece meio estranho enaltecer algo que deveria ser normal no ser humano: a gentileza  e respeito com as diferenças. Deficientes e idosos , infelizmente não tem um tratamento VIP em nosso país.
Houve alguém que falou: ah, eles recebem treinamento para agirem dessa forma.
Ah, vem com essa não!!! Existe treinamento sim, mas na prática ele é esquecido. Já presenciei tantas coisas! As vezes você encontra um cobrador educado mas com um motorista estressado ou  indiferente e/ou vice versa.
A falta de educação e respeito nem sempre estão presentes entre cobradores e motoristas de transportes coletivos . As vezes essa dupla é apenas indiferente. Apenas são. Apenas exercem a função.  Entende? 
Sim, a bondade e o respeito  deveriam ser inerentes ao ser humano. Mas sabemos que não é assim. Nem quero aqui julgar  pois cada um reage conforme sua conduta, sua vida, seu grau de satisfação...
Sabemos que o transporte público coletivo urbano precisa de uma transformação radical especialmente do ponto de vista das relações humanas.
Mas repito: meu papel aqui não é julgar e sim enaltecer a excelência de dois grandes profissionais e seres humanos.
Guaraci e Paulo estavam agindo de forma natural. Era notório que a educação, carinho e compaixão demonstrados vinham de suas almas.
Pois é, o treinamento é um instrumento de importância imensurável   no sentido de oferecer competência , conhecimento, habilidade e atitude. Mas o resultado desse treinamento será mais ou menos satisfatório dependendo da índole e caráter do profissional exposto a esse treino. Humanidade não se ensina. Nascemos humanos!!
Guaraci e Paulo, nós, que não somos tão passageiros pois estamos sempre  utilizando esse tipo de transporte, agradecemos de coração por tratar tão bem dessa clientela que divide horas de suas vidas viajando com vocês.
GUARACI

PAULO

A vocês dois, meu sincero apreço!!!
Parabéns também à Carris que está prestando um lindo trabalho à comunidade Porto Alegrense.

Por Professora Helena





quinta-feira, 17 de março de 2011

Moçambique e Belize obrigada pela visita (

Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela ZâmbiaMalawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe. No Canal de Moçambique, tem vários vizinhos , entre eles,  Madagáscar.
Esse país faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), da SADC, da Commonwealth, da Organização da Conferência Islâmica e da ONU. Sua capital e maior cidade é Maputo.


Política
Moçambique é uma república presidencialista cujo governo é formado pelo partido político com maioriaparlamentar. As eleições são realizadas a cada cinco anos.

Economia

Cerca de 45% do território moçambicano tem potencial para agricultura, porém 80% dela é de subsistência. Há extração de madeira das florestas nativas.
Língua
De acordo com o artigo 10 da nova Constituição , de 2004, "Na República de Moçambique, a língua portuguesa é a língua oficial". No entanto, consoante o Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 1997, ela é língua materna de apenas 6% da população, número que, na cidade de Maputo, chega aos 25%, apesar de cerca de 40% dos moçambicanos terem declarado que a sabiam falar

Mozambique, officially the Republic of Mozambique , is a country in southeastern Africa bordered by the Indian Ocean to the east, Tanzania to the north, Malawi and Zambia to the northwest, Zimbabwe to the west and Swaziland and South Africa to the southwest. The capital city is Maputo, formerly known as Lourenço Marques.

Politics

Mozambique is a multi-party democracy under the 1990 constitution. The executive branch comprises a president, prime minister, and Council of Ministers. There is a National Assembly and municipal assemblies. The judiciary comprises a Supreme Court and provincial, district, and municipal courts.
Mozambique's president,Armando Guebuza

Economy
About 45% of Mozambique has potential for agriculture, but 80% of it is subsistence. 

Language

In accordance with Article 10 of the new constitution of 2004, "In Mozambique, Portuguese is the official language. " However, as theCensus of Population and Housing, conducted in 1997, it is the mother tongue of only 6% of the population,  numbers that, in the city of Maputo, reach 25%, although about 40% of Mozambicans have declared that could speak it.

File:Maputo.jpg
Maputo


Belize
Belize (antigamente Honduras Britânicas) é um pequeno país da América Central, limitado a norte pelo México, a leste pelo Golfo de Honduras e a sul e a oeste pelaGuatemala. Belmopan é a capital do país enquanto a cidade de Belize é a maior cidade.

Política

Belize é uma democracia parlamentar e membro da Commonwealth. O monarca britânico é o chefe de estado e é representado no país por um governador-geral que deve ser belizenho.

Economia

A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na agricultura, na indústria de base agrária e nomerchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da bananaé o maior empregador do país.

Língua
No Belize falam-se as línguas inglesa e espanhola.
O país já foi uma colônia britânica, por isso fala inglês com acento britânico.
File:BZECAYE.jpg
Half Moon Caye, Belize
Belize is a democratic constitutional monarchy, and the northernmost Central American nation. Belize has a diverse society, comprising many cultures and languages. Although Kriol and Spanish are spoken among the population, Belize is the only country in Central America where English is the official language. Belize is bordered to the north by Mexico, south and west by Guatemala, and to the east by the Caribbean Sea. Belize’s mainland is about 180 miles long and 68 miles wide.
File:High Temple Lamanai 1.jpg
The High Temple
File:1,000 ft. Falls.png
"1,000 ft. Falls" in the Cayo District of Belize, the highest in Central America
File:St. John's Cathedral, Belize City.jpg

   









terça-feira, 15 de março de 2011

Educadores do Projovem novamente sem salários....Projovem educators again with late payment

10/03/2011

Sinpro/RS informa ao judiciário novo atraso salarial no ProJovem/Faepsul

No final da tarde do dia 9 de março, o Sinpro/RS informou, no processo que tramita na 13ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, que os salários dos professores empregados pela FAEPESUL (ProJovem), mais uma vez, não foram pagos na data determinada pelo Acordo Coletivo de Trabalho, ou seja, no quinto dia útil.

Na petição, o Sindicato requereu nova Antecipação de Tutela, objetivando o imediato repasse dos valores que se encontram com o município de Porto Alegre para a Justiça do Trabalho. Depois disso o judiciário deverá expedir alvará ao Sinpro/RS para que a entidade sindical pague os salários líquidos dos professores, como ocorreu no mês anterior.

Também foram requeridos, a exemplo do que ocorreu nos meses anteriores, os valores referentes às multas pelo atraso do pagamento do salário. Até o presente momento, a Justiça do Trabalho não se manifestou quanto ao pedido formulado, o que deverá ocorrer nos próximos dias.
 




Sinpro / RS informs the judiciary  the new salary arrears of  ProJovem / Faepsul

In the late afternoon of March 9, the Sinpro / RS informed , in the process currently in the 13 th Labor Court in Porto Alegre, that the salaries of teachers employed by FAEPESUL (ProJovem), once again,were not paid on the date determined by the Collective Bargaining Agreement, ie on the fifth day.

In the petition, the union applied for a new Anticipation Trusteeship,aiming at the immediate transfer of the values ​​that lie with themunicipality of Porto Alegre to the Labour Court. After that the judiciary should expedite the permit Sinpro / RS for the entity to pay   teachers, as in the previous month.

The Labour Court didnt comment on the request, which should happen in thecoming days.



11/03/2011

Aprovada proposta para o pagamento das verbas rescisórias dos professores do Projovem


Os professores do Projovem/RS - Solução Cooperativa, reunidos em assembleia geral, no sábado, 12, aprovaram a proposta para acordo de pagamento das verbas rescisórias devidas aos docentes demitidos em agosto e aos que encerraram o seu contrato de trabalho em fevereiro de 2011. A proposta foi negociada com os representantes da Secretaria de Estado da Educação e com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), na última sexta-feira, 11. Os coordenadores ficam também atendidos pelo acordo e receberão os seus salários até o encerramento do Programa.


O pagamento das verbas rescisórias será efetuado em cinco parcelas e corresponde a 69% do cálculo apresentado pelo Sinpro/RS. A primeira parcela será paga na última semana de março.


A minuta do acordo, que deverá ser assinada pelo Sinpro/RS e Governo do Estado nesta semana, será encaminhada para a assinatura também do juiz da 29ª Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre que acompanha o caso.

INFORMAÇÕES
 - O Sindicato solicita a todos os professores - que entraram com rescisões indiretas - para que informem ao Sinpro/RS sob pena de ficarem fora da lista dos relacionados: direcao@sinprors.org.br.



Approved proposal for payment of severance pay of Projovem  teachers .