Seguidores

sábado, 15 de janeiro de 2011

México e Panamá nos visitaram ( Mexico and Panamá have visited us)...Thanks for visiting us!!!

Pachuca, formally Pachuca de Soto (La Bella Airosa, en: The airy beauty) is the capital of the Mexican state of Hidalgo. It is located in the south-central part of the state. Pachuca de Soto is also the name of the municipality of which the city serves as municipal seat. Pachuca is located about 90 km from Mexico City via Highway 85


Pachuca é a capital do Estado mexicano de Hidalgo.   Localiza-se na parte central sul do estado. 



Pachuca, Hidalgo 




Panamá


Panama  , officially the Republic of Panama  , is the southernmost country of Central America. Situated on the isthmus connecting North and South America, it is bordered by Costa Rica to the northwest, Colombia to the southeast, the Caribbean Sea to the north and the Pacific Ocean to the south. The capital is Panama City.


Panamá é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica. Sua capital é a cidade do Panamá


File:Punta Paitilla Pmá.jpg


Though Panama suffered heavy economic upheavals because of military
 warfare, it has managed to rebuild its economy as one of the
 fastest growing in the world.







quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Só o bem permanecerá

Educação inclusiva no Brasil: sonho ou realidade?

Educação inclusiva no Brasil: sonho ou realidade?




Educação Inclusiva é um processo, construído gradualmente, por professores, alunos, comunidade escolar, familiares, autoridades da área educacional, estudiosos. 
O meu entendimento diz que é necessário competência, afeto e dedicação . Existem muitos projetos de inclusão hoje em dia. Acredito que todos  tenham sido criados com a intenção de incluir mas não acredito  que todos sejam aplicados com esse intuito. 
E sim, o professor tem tudo a ver com isso. Está faltando afetividade na relação professor/aluno. Sabemos que falta muita coisa na sala de aula mas o afeto é primordial, ele quebra barreiras , destrói a  má competitividade deixando apenas o lado  saudável......
O projovem me deu a grande chance de vivenciar essa realidade. Eu simplesmente  me apaixonei e me entreguei a esse projeto. 
Isso despertou em mim uma vontade de estudar, me qualificar, me especializar em assuntos inerentes à educação popular.
Vemos projetos servindo de cabides de emprego onde o que vale mais não é a competência, a dedicação e o afeto que o educador tem para com esses alunos especiais. Existem aqueles que se valem de uma amizade para estar no processo mas não se interessa por ele. 
É sabido que em um projeto, quando há evasão de alunos , o quadro de professores é diminuído. Como fazer esse enxugamento? Por competência? Por ordem na classificação do concurso? Pelo grau de amizade?
Muitas coisas acontecem e não há uma fiscalização rigorosa para o controle disso. 
Até quando a sociedade vai pagar a conta daqueles que simplesmente não se importam com eles?





POR EDUCAÇÃO INCLUSIVA SE ENTENDE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NA  REDE COMUM DE ENSINO EM TODOS OS SEUS GRAUS.


A chamada Educação Inclusiva teve início nos Estados Unidos através da Lei Pública 94.142, de 1975 e, atualmente, já se encontra na sua segunda década de implementação.
 
Há em todo Estados Unidos o estabelecimento de programas e projetos dedicados à Educação Inclusiva:


  1) O departamento de Educação do Estado da Califórnia iniciou uma política de suporte às escolas inclusivas já implantadas;
  2) O Vice- Presidente Al Gore criou uma Supervia de Informática direcionada à uma política de telecomunicações baseada na ampliação da rede de  informações para  todas as escolas, bibliotecas, hospitais e clínicas.
  3) Há um cruzamento entre o movimento da Educação Inclusiva  e a busca de uma escola de qualidade para todos;
  4) Há propostas de modificações  curriculares visando a implantação de programas mais adaptados às necessidades específicas das crianças portadoras de deficiência. Tendo sido dada uma ênfase especial no estabelecimento dos componentes de auto-determinação da criança portadora de deficiência. As equipes técnicas das escolas também sido trabalhadas para fornecer um atendimento mais adequado ao professor de classe comum.
  5) Há o acompanhamento, através de estudos e pesquisas, a respeito dos sujeitos que passaram por um processo de educação inclusiva. Eles tem sido observados através da análise de sua rede de relações sociais,  atividades de laser,  formas de participação na comunidade, satisfação pessoal,etc. Um dos maiores estudos de follow-up é o da Universidade de Minnesota que apresenta um Estudo Nacional de Transição Longitudinal.
  6) Também tem sido acompanhados os Serviços dos Programas de Educação que trabalham com a Educação Inclusiva.
  7) Boa parte dos  estados norteamericanos estão aplicando a Educação Inclusiva : Estado de New York, Estado de Massachussets, Estado de Minnesota, Estado de Daytona, Estado de Siracusa, Estado de West Virgínia, etc.




 
Deverão ser privilegiados os seguintes aspectos na montagem de uma política educacional de implantação da chamada escola inclusiva:


  1. Desenvolvimento de políticas distritais de suporte às escolas inclusivas;
  2. Assegurar que a equipe técnica que se dedica ao projeto tenha condições adequadas de trabalho.
  3. Monitorar constantemente o projeto dando suporte técnico aos participantes, pessoal da escola e público em geral.
  4. Assistir as escolas para a obtenção dos recursos necessários à implementação do projeto.
  5. Aconselhar aos membros da equipe a desenvolver novos papéis para si mesmos e os demais profissionais no sentido de ampliar o escopo da educação inclusiva.
  6. Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem mais direcionado às necessidades dos alunos
  7. Oferecer oportunidades de desenvolvimento aos membros participantes do projeto através de grupos de estudos, cursos, etc.
  8. Fornecer aos professores de classe comum informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual.
  9. Fazer com que os professores entendam a necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam,  no sentido de levá-las a alcançar o máximo da sua potencialidade. 
  10. Em escolas onde os profissionais tem atuado de forma irresponsável, propiciar formas mais adequadas de trabalho. Algumas delas podem levar à  punição dos procedimentos injustos ( esse é um dos maiores problemas pois alguns educadores usam  projetos como cabides de empregos se valendo das costas quentes para agir de forma contrária  com o apoio do órgão competente e assim prejudicam o bom andamento do projeto sem que os mesmos sofram punições).
  11. Propiciar aos professores novas alternativas no sentido de implementar formas mais adequadas de trabalho.



O conceito de inclusão não é:

  - levar alunos às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado
  - ignorar as necessidades específicas do aluno
  - fazer os alunos seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades
  - extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo
  - esperar que os  professores de classe regular ensinem os alunos portadores de necessidades especiais sem um suporte técnico.




Profa. Dra. Leny Magalhães Mrech
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"What the World Eats.... From the Book, "Hungry Planet" ( O que o mundo come/ Do Livro planeta faminto)

 What the World eats...


Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Japan, Kodaira
Favorite foods ( pratos favoritos no
Japão,cidade de  Kodaira) : sashimi, fruit, cake,
 potato chip.

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>.
Italy, Sicily
Favorite foods: fish, pasta with ragu, hot dogs, frozen fish sticks

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
 
Chad, Breidjing Camp
Favorite foods: soup with fresh sheep meat

 Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span><span style='font-weight: bold'></span>
Kwaiti
Family recipe: Chicken biryani with basmati rice

Family recipe: Chicken biryani with basmati riceFood Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
United States: The Revis family of North Carolina
Favorite foods: spaghetti, potatoes, sesame chicken

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Mexico, Cuernavaca
Favorite foods: pizza, crab, pasta, chicken

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
China, BeijingFavorite foods: fried shredded pork with sweet and sour sauce

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Poland, Konstancin-Jeziorna
Family recipe: Pig's knuckles with carrots, celery and parsnips

 
Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Egypt, Cairo
Family recipe: Okra and mutton

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Ecuador,Tingo
Family recipe: Potato soup with cabbage

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Mongolia, Ulaanbaatar
Family recipe: Mutton dumplings

Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Great Britain,Cllingbourne Ducis
Favorite foods: avocado, mayonnaise sandwich, prawn cocktail, chocolate fudge cake with cream
 
 
Food Nutrition Eating Health Diet <span style='font-weight: bold'></span>
Germany: The Melander family of Bargteheide
Favorite foods: fried potatoes with onions, bacon and herring, fried noodles with eggs and cheese, pizza, vanilla pudding


Hey people around the world...EUA...India...Portugal...Espanha....Holanda

It could be so great if people who are visiting this blog could  let a comment about anything.... I'd like to know who is visiting us and why....
This is a way of meeting new people around the world and change ideas....
At least leave your name and say good morning...good night ...or hi...
This blog is about inclusive education but as im not  part of  this project anymore im trying to come here  in order to keep myself closer of my students.
 
Thanks!
Helena

To my students.... Missing you a lots


Estou com muita saudade .
Estou impossibilitada de visitá-los  porque estou cuidando de um familiar  ( como se fosse minha segunda mãe)  que sofreu um AVC.
Tão logo eu possa irei revê-los...
Adoro todos vocês!!
Beijos da prof Helena


I'm really missing you!!!
I'm unable to visit you  because I'm taking care  of   family's person  ( she's like my second mother) who suffered a Cerebral Vascular Accident ( CVA).  
As soon as I can I 'll review  meet you ...
I love you all!
kisses
Teacher Helena

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


Benção Celta



"Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente às suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos...
E, até que nos encontremos de novo,
Que Deus lhes guarde na palma de Suas mãos." 

  

Celtic Blessing

May the road rise up to meet you.
May the wind always be at your back.
May the sun shine warm upon your face,
and rains fall soft upon your fields.
And until we meet again,
May God hold you in the palm of His hand.

Ainda que eu fale a língua dos homens ....

Para meus alunos queridos. Saudades louca de vocês. ( To my dear students. Im missing you madly)

 Saudades... 


 "Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos.

Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe...

Podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens... Aí os dias vão passar, meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro.

Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão?
Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!

A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto.. . nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos.

Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado.

E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades. ..

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
Fernando Pessoa


  
              "One day most of us will  be separated.

We'll miss all the chit chat, the discoveries we've made together, the dreams we've shared, the laughters and all the moments we've lived together.
We'll even miss tears and distressing moments, weekend eves, end of years... everything.
I've always thought friendship would last forever.
I'm not so sure at present.
Soon everyone is gonna walk one's own path, because of fate or some argument, we'll live our lives. Maybe one day we'll find each other again, you never know... letter writing.
We can talk on the phone, say bullshit...
Then, days will go by, months... years... until the contact becomes less and less frequent.
We'll lose one another through time...
One day our children will see our photographs and they'll ask: "Who are these people?"
We'll say... that they were our friends... and it will hurt so much!
- "We used to be friends, we lived so many amazing moments together!"
We'll miss them so much our hearts will hurt.
We'll want to call them, we'll want to listen to those voices again...
when the group is incomplete...
we'll meet to say the last goodbye to a friend.
And among tears, we'll hold one another close.
So we'll promise to meet more often from that day on.
Finally, we'll all get back to living our ordinary lives, keeping the past behind.
And we'll lose one another through time..."
 So, here is a humble friend request: dont let life pass,
and dont let little adversity be the reason of big  storms.
 I could bear, though not without pain, if had died all my loves, but i could 
go crazy if died all my friends" 


Ao meu lado a índia Tamires . Atrás, Fátima , a mãe de Éric e de outro bebê
que está por vir.

Tamires, o maior índice de frequência é dela com certeza.

  

Tamires, Carlos Eduardo, sua esposa Daiane, profes
sora Helena ( euzinha ) .
Atrás,        .
Na frente Tiago e sua mana Deise

Eu e Maria júlia. 

Na informática: Anderson, eu e 


Na sala de vídeo ...

Aniversariantes do trimestre (jan 2010)

Professora Helena dançando com Henrique


Sala de vídeo

MInhas fofas: Lisâmgela and Angel . Eu entre ambas
Brindando com Coca Cola uma aula de Inglês...hehe
Estava uma noite muito quente. Comentei que gostaria de tomar uma Coca cola bem gelada.
Sandro mobilizou seus colegas  e a coca cola foi comprada...
Estava uma delícia!!!!
Thanks!!

Israel

Sala de vídeo da Hípica

















Meu aniversário ( 24 de Agosto, 2010)
Foi uma linda surpresa...
Na biblioteca

Descobrindo livros de inglês

Meu docinho Thaís

Meu docinho Daiane




Quequel...adorrrrrrooooo!!!

 Marcinha....
A galera de professores comemorando

Juju..... a sensatez em pessoa

saudades !!!