
Seguidores
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Educação inclusiva no Brasil: sonho ou realidade?
Educação inclusiva no Brasil: sonho ou realidade?


POR EDUCAÇÃO INCLUSIVA SE ENTENDE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NA REDE COMUM DE ENSINO EM TODOS OS SEUS GRAUS.
A chamada Educação Inclusiva teve início nos Estados Unidos através da Lei Pública 94.142, de 1975 e, atualmente, já se encontra na sua segunda década de implementação.
Há em todo Estados Unidos o estabelecimento de programas e projetos dedicados à Educação Inclusiva:
1) O departamento de Educação do Estado da Califórnia iniciou uma política de suporte às escolas inclusivas já implantadas;
2) O Vice- Presidente Al Gore criou uma Supervia de Informática direcionada à uma política de telecomunicações baseada na ampliação da rede de informações para todas as escolas, bibliotecas, hospitais e clínicas.
3) Há um cruzamento entre o movimento da Educação Inclusiva e a busca de uma escola de qualidade para todos;
4) Há propostas de modificações curriculares visando a implantação de programas mais adaptados às necessidades específicas das crianças portadoras de deficiência. Tendo sido dada uma ênfase especial no estabelecimento dos componentes de auto-determinação da criança portadora de deficiência. As equipes técnicas das escolas também sido trabalhadas para fornecer um atendimento mais adequado ao professor de classe comum.
5) Há o acompanhamento, através de estudos e pesquisas, a respeito dos sujeitos que passaram por um processo de educação inclusiva. Eles tem sido observados através da análise de sua rede de relações sociais, atividades de laser, formas de participação na comunidade, satisfação pessoal,etc. Um dos maiores estudos de follow-up é o da Universidade de Minnesota que apresenta um Estudo Nacional de Transição Longitudinal.
6) Também tem sido acompanhados os Serviços dos Programas de Educação que trabalham com a Educação Inclusiva.
7) Boa parte dos estados norteamericanos estão aplicando a Educação Inclusiva : Estado de New York, Estado de Massachussets, Estado de Minnesota, Estado de Daytona, Estado de Siracusa, Estado de West Virgínia, etc.
Deverão ser privilegiados os seguintes aspectos na montagem de uma política educacional de implantação da chamada escola inclusiva:
1. Desenvolvimento de políticas distritais de suporte às escolas inclusivas;
2. Assegurar que a equipe técnica que se dedica ao projeto tenha condições adequadas de trabalho.
3. Monitorar constantemente o projeto dando suporte técnico aos participantes, pessoal da escola e público em geral.
4. Assistir as escolas para a obtenção dos recursos necessários à implementação do projeto.
5. Aconselhar aos membros da equipe a desenvolver novos papéis para si mesmos e os demais profissionais no sentido de ampliar o escopo da educação inclusiva.
6. Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem mais direcionado às necessidades dos alunos
7. Oferecer oportunidades de desenvolvimento aos membros participantes do projeto através de grupos de estudos, cursos, etc.
8. Fornecer aos professores de classe comum informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual.
9. Fazer com que os professores entendam a necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam, no sentido de levá-las a alcançar o máximo da sua potencialidade.
10. Em escolas onde os profissionais tem atuado de forma irresponsável, propiciar formas mais adequadas de trabalho. Algumas delas podem levar à punição dos procedimentos injustos ( esse é um dos maiores problemas pois alguns educadores usam projetos como cabides de empregos se valendo das costas quentes para agir de forma contrária com o apoio do órgão competente e assim prejudicam o bom andamento do projeto sem que os mesmos sofram punições).
11. Propiciar aos professores novas alternativas no sentido de implementar formas mais adequadas de trabalho.
O conceito de inclusão não é:
- levar alunos às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado
- ignorar as necessidades específicas do aluno
- fazer os alunos seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades
- extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo
- esperar que os professores de classe regular ensinem os alunos portadores de necessidades especiais sem um suporte técnico.
Educação Inclusiva é um processo, construído gradualmente, por professores, alunos, comunidade escolar, familiares, autoridades da área educacional, estudiosos.
O meu entendimento diz que é necessário competência, afeto e dedicação . Existem muitos projetos de inclusão hoje em dia. Acredito que todos tenham sido criados com a intenção de incluir mas não acredito que todos sejam aplicados com esse intuito.
E sim, o professor tem tudo a ver com isso. Está faltando afetividade na relação professor/aluno. Sabemos que falta muita coisa na sala de aula mas o afeto é primordial, ele quebra barreiras , destrói a má competitividade deixando apenas o lado saudável......
O projovem me deu a grande chance de vivenciar essa realidade. Eu simplesmente me apaixonei e me entreguei a esse projeto.
Isso despertou em mim uma vontade de estudar, me qualificar, me especializar em assuntos inerentes à educação popular.
Vemos projetos servindo de cabides de emprego onde o que vale mais não é a competência, a dedicação e o afeto que o educador tem para com esses alunos especiais. Existem aqueles que se valem de uma amizade para estar no processo mas não se interessa por ele.
É sabido que em um projeto, quando há evasão de alunos , o quadro de professores é diminuído. Como fazer esse enxugamento? Por competência? Por ordem na classificação do concurso? Pelo grau de amizade?
Muitas coisas acontecem e não há uma fiscalização rigorosa para o controle disso.
Até quando a sociedade vai pagar a conta daqueles que simplesmente não se importam com eles?
POR EDUCAÇÃO INCLUSIVA SE ENTENDE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NA REDE COMUM DE ENSINO EM TODOS OS SEUS GRAUS.
A chamada Educação Inclusiva teve início nos Estados Unidos através da Lei Pública 94.142, de 1975 e, atualmente, já se encontra na sua segunda década de implementação.
Há em todo Estados Unidos o estabelecimento de programas e projetos dedicados à Educação Inclusiva:
1) O departamento de Educação do Estado da Califórnia iniciou uma política de suporte às escolas inclusivas já implantadas;
2) O Vice- Presidente Al Gore criou uma Supervia de Informática direcionada à uma política de telecomunicações baseada na ampliação da rede de informações para todas as escolas, bibliotecas, hospitais e clínicas.
3) Há um cruzamento entre o movimento da Educação Inclusiva e a busca de uma escola de qualidade para todos;
4) Há propostas de modificações curriculares visando a implantação de programas mais adaptados às necessidades específicas das crianças portadoras de deficiência. Tendo sido dada uma ênfase especial no estabelecimento dos componentes de auto-determinação da criança portadora de deficiência. As equipes técnicas das escolas também sido trabalhadas para fornecer um atendimento mais adequado ao professor de classe comum.
5) Há o acompanhamento, através de estudos e pesquisas, a respeito dos sujeitos que passaram por um processo de educação inclusiva. Eles tem sido observados através da análise de sua rede de relações sociais, atividades de laser, formas de participação na comunidade, satisfação pessoal,etc. Um dos maiores estudos de follow-up é o da Universidade de Minnesota que apresenta um Estudo Nacional de Transição Longitudinal.
6) Também tem sido acompanhados os Serviços dos Programas de Educação que trabalham com a Educação Inclusiva.
7) Boa parte dos estados norteamericanos estão aplicando a Educação Inclusiva : Estado de New York, Estado de Massachussets, Estado de Minnesota, Estado de Daytona, Estado de Siracusa, Estado de West Virgínia, etc.
Deverão ser privilegiados os seguintes aspectos na montagem de uma política educacional de implantação da chamada escola inclusiva:
1. Desenvolvimento de políticas distritais de suporte às escolas inclusivas;
2. Assegurar que a equipe técnica que se dedica ao projeto tenha condições adequadas de trabalho.
3. Monitorar constantemente o projeto dando suporte técnico aos participantes, pessoal da escola e público em geral.
4. Assistir as escolas para a obtenção dos recursos necessários à implementação do projeto.
5. Aconselhar aos membros da equipe a desenvolver novos papéis para si mesmos e os demais profissionais no sentido de ampliar o escopo da educação inclusiva.
6. Auxiliar a criar novas formas de estruturar o processo de ensino-aprendizagem mais direcionado às necessidades dos alunos
7. Oferecer oportunidades de desenvolvimento aos membros participantes do projeto através de grupos de estudos, cursos, etc.
8. Fornecer aos professores de classe comum informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual.
9. Fazer com que os professores entendam a necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam, no sentido de levá-las a alcançar o máximo da sua potencialidade.
10. Em escolas onde os profissionais tem atuado de forma irresponsável, propiciar formas mais adequadas de trabalho. Algumas delas podem levar à punição dos procedimentos injustos ( esse é um dos maiores problemas pois alguns educadores usam projetos como cabides de empregos se valendo das costas quentes para agir de forma contrária com o apoio do órgão competente e assim prejudicam o bom andamento do projeto sem que os mesmos sofram punições).
11. Propiciar aos professores novas alternativas no sentido de implementar formas mais adequadas de trabalho.
O conceito de inclusão não é:
- levar alunos às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado
- ignorar as necessidades específicas do aluno
- fazer os alunos seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades
- extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo
- esperar que os professores de classe regular ensinem os alunos portadores de necessidades especiais sem um suporte técnico.
Profa. Dra. Leny Magalhães Mrech
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
"What the World Eats.... From the Book, "Hungry Planet" ( O que o mundo come/ Do Livro planeta faminto)
What the World eats...
Japan, Kodaira
Favorite foods ( pratos favoritos no
Japão,cidade de Kodaira) : sashimi, fruit, cake,
potato chip.
Italy, Sicily
Favorite foods: fish, pasta with ragu, hot dogs, frozen fish sticks
Chad, Breidjing Camp
Favorite foods: soup with fresh sheep meat
Kwaiti
Family recipe: Chicken biryani with basmati rice
Family recipe: Chicken biryani with basmati rice
United States: The Revis family of North Carolina
Favorite foods: spaghetti, potatoes, sesame chicken
Mexico, Cuernavaca
Favorite foods: pizza, crab, pasta, chicken
China, BeijingFavorite foods: fried shredded pork with sweet and sour sauce
Poland, Konstancin-Jeziorna
Family recipe: Pig's knuckles with carrots, celery and parsnips

Egypt, Cairo
Family recipe: Okra and mutton
Ecuador,Tingo
Family recipe: Potato soup with cabbage
Mongolia, Ulaanbaatar
Family recipe: Mutton dumplings
Great Britain,Cllingbourne Ducis
Favorite foods: avocado, mayonnaise sandwich, prawn cocktail, chocolate fudge cake with cream
Favorite foods: avocado, mayonnaise sandwich, prawn cocktail, chocolate fudge cake with cream
Germany: The Melander family of Bargteheide
Favorite foods: fried potatoes with onions, bacon and herring, fried noodles with eggs and cheese, pizza, vanilla pudding
Favorite foods: fried potatoes with onions, bacon and herring, fried noodles with eggs and cheese, pizza, vanilla pudding
Hey people around the world...EUA...India...Portugal...Espanha....Holanda
It could be so great if people who are visiting this blog could let a comment about anything.... I'd like to know who is visiting us and why....
This is a way of meeting new people around the world and change ideas....
At least leave your name and say good morning...good night ...or hi...
This blog is about inclusive education but as im not part of this project anymore im trying to come here in order to keep myself closer of my students.
Thanks!
Helena
This is a way of meeting new people around the world and change ideas....
At least leave your name and say good morning...good night ...or hi...
This blog is about inclusive education but as im not part of this project anymore im trying to come here in order to keep myself closer of my students.
Thanks!
Helena
To my students.... Missing you a lots
Estou com muita saudade .
Estou impossibilitada de visitá-los porque estou cuidando de um familiar ( como se fosse minha segunda mãe) que sofreu um AVC.
Tão logo eu possa irei revê-los...
Adoro todos vocês!!
Beijos da prof Helena
I'm really missing you!!!
I'm unable to visit you because I'm taking care of a family's person ( she's like my second mother) who suffered a Cerebral Vascular Accident ( CVA).
As soon as I can I 'll review meet you ...
I love you all!
I'm unable to visit you because I'm taking care of a family's person ( she's like my second mother) who suffered a Cerebral Vascular Accident ( CVA).
As soon as I can I 'll review meet you ...
I love you all!
kisses
Teacher Helena
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Benção Celta
"Que a estrada se abra à sua frente,Que o vento sopre levemente às suas costas,Que o sol brilhe morno e suave em sua face,Que a chuva caia de mansinho em seus campos...E, até que nos encontremos de novo,Que Deus lhes guarde na palma de Suas mãos."
Celtic Blessing
May the road rise up to meet you.
May the wind always be at your back.
May the sun shine warm upon your face,
and rains fall soft upon your fields.
And until we meet again,
May God hold you in the palm of His hand.
May the wind always be at your back.
May the sun shine warm upon your face,
and rains fall soft upon your fields.
And until we meet again,
May God hold you in the palm of His hand.
Para meus alunos queridos. Saudades louca de vocês. ( To my dear students. Im missing you madly)
Saudades...
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe...
Podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens... Aí os dias vão passar, meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro.
Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão?
Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto.. . nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos.
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado.
E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades. ..
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
"Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe...
Podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens... Aí os dias vão passar, meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro.
Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão?
Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto.. . nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos.
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado.
E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades. ..
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
Fernando Pessoa
"One day most of us will be separated.
We'll miss all the chit chat, the discoveries we've made together, the dreams we've shared, the laughters and all the moments we've lived together.
We'll even miss tears and distressing moments, weekend eves, end of years... everything.
I've always thought friendship would last forever.
I'm not so sure at present.
Soon everyone is gonna walk one's own path, because of fate or some argument, we'll live our lives. Maybe one day we'll find each other again, you never know... letter writing.
We can talk on the phone, say bullshit...
Then, days will go by, months... years... until the contact becomes less and less frequent.
We'll lose one another through time...
One day our children will see our photographs and they'll ask: "Who are these people?"
We'll say... that they were our friends... and it will hurt so much!
- "We used to be friends, we lived so many amazing moments together!"
We'll miss them so much our hearts will hurt.
We'll want to call them, we'll want to listen to those voices again...
when the group is incomplete...
we'll meet to say the last goodbye to a friend.
And among tears, we'll hold one another close.
So we'll promise to meet more often from that day on.
Finally, we'll all get back to living our ordinary lives, keeping the past behind.
And we'll lose one another through time..."
So, here is a humble friend request: dont let life pass,
and dont let little adversity be the reason of big storms.
I could bear, though not without pain, if had died all my loves, but i could
go crazy if died all my friends"
Sala de vídeo
MInhas fofas: Lisâmgela and Angel . Eu entre ambas
Meu aniversário ( 24 de Agosto, 2010)
Foi uma linda surpresa...
Marcinha....
Ao meu lado a índia Tamires . Atrás, Fátima , a mãe de Éric e de outro bebê
que está por vir.
Tamires, o maior índice de frequência é dela com certeza.
Tamires, Carlos Eduardo, sua esposa Daiane, profes
sora Helena ( euzinha ) .
Atrás, .
Na frente Tiago e sua mana Deise
Eu e Maria júlia.
Na informática: Anderson, eu e
Na sala de vídeo ...
Aniversariantes do trimestre (jan 2010)
Professora Helena dançando com Henrique
Sala de vídeo
MInhas fofas: Lisâmgela and Angel . Eu entre ambas
Brindando com Coca Cola uma aula de Inglês...hehe
Estava uma noite muito quente. Comentei que gostaria de tomar uma Coca cola bem gelada.
Sandro mobilizou seus colegas e a coca cola foi comprada...
Estava uma delícia!!!!
Thanks!!
Israel
Sala de vídeo da Hípica
Meu aniversário ( 24 de Agosto, 2010)
Foi uma linda surpresa...
Na biblioteca
Descobrindo livros de inglês
Meu docinho Thaís
Meu docinho Daiane
Quequel...adorrrrrrooooo!!!
Marcinha....
A galera de professores comemorando
Juju..... a sensatez em pessoa
saudades !!!
Assinar:
Postagens (Atom)