Seguidores

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Provérbios ( proverbs)



A MAN IS KNOWN BY THE COMPANY HE KEEPS.
[Diga-me com quem andas que te direi quem és.]
MANY HANDS MAKE LIGHT WORK.
[A união faz a força.]
NO WORK, NO MONEY. 
[Quem não trabalha, não come.]

A CHIP OFF THE OLD BLOCK.
[Filho de peixe, peixinho é.]
ONE GOOD TURN DESERVES ANOTHER
[Amor com amor se paga]


WHEN IN ROME, DO AS THE ROMANS DO.
[Deve-se dançar conforme a música.]
THE EYE IS BIGGER THAN THE BELLY.
[Ter o olho maior do que a barriga.]

WHILE THERE'S LIFE, THERE'S HOPE.
A esperança é a última que morre.


IT'S IN GIVING THAT WE RECEIVE   
[É dando que se recebe.]


ALL GOOD THINGS MUST COME TO AN END.

[Tudo que é bom dura pouco.]
[Acabou-se o que era doce.]






NEVER LOOK A GIFT HORSE IN THE MOUTH.
[A cavalo dado não se olha o dente.]
TO CALL A SPADE A SPADE.
[Dar nome aos bois.]
[Não contes os pintos senão depois de nascidos]




                                                   SEEING IS BELIEVING.
                                                               [ Ver para crer  ]




OUT OF SIGHT, OUT OF MIND.
[O que os olhos não vêem, o coração não sente.]

ONE WORD TO THE WISE IS SUFFICIENT.
[Ao bom entendedor, meia palavra basta.]
WHAT CAN’T BE CURED, MUST BE ENDURED.
[O que não tem remédio, remediado está.]











                                      

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Parabéns Projovem Porto Alegre!! 1 ano se passou.........

  Após um ano de trabalho as reflexões são inevitáveis. Pensamos nos erros e nos acertos.
O fato é que muita coisa mudou embora alguns  tenham a nítida noção de que tudo continua o mesmo.
Não cabe aqui procurar o reponsável pelos erros. Professores, alunos, funcionários....cada um tem sua parcela .
Mas o que realmente importa agora é olharmos para o cenário atual.
Falta alguma coisa? Naturalmente que sim. Muitos pedaços estão faltando. ...de ambos os lados.
Mas também é certo que se faz presente coisas que não se vê.
Semana passada, na  celebração de um ano de projovem na Escola Mário Quintana  eu tive a clara percepção de que alunos sentem, em um vazio preenchido, a falta do que foi tirado.
Não é difícil compreender. Tudo está pautado no afeto. Apenas ele quebra a indiferença travada entre o educador  e o educando.
É necessário tocar e se deixar ser tocado. Falo do olho no olho . Do abraço. Aperto de mão. Da palavra doce e amiga. Do saber ouvir. Da calma. Paciência.Respeito.
Tudo isso se chama afeto. É através dele que solidificamos uma relação de confiança. É através da confiança que conquistamos  um ao outro. Esse tipo de relacionamento cria laços e são esses laços que dão continuidade a um trabalho .
Eu me sinto honrada por ter feito parte do começo de tudo. Foram nove meses de pura dedicação.
Quando a minha missão foi encerrada , alguns alunos queriam desistir. Eu os incentivei a ficar. Prometi estar lá ao lado deles sempre que possível. Tenho cumprido minha palavra.
Hoje, um ano após ,prefiro falar do que deu certo pois as falhas serão corrigidas  em uma outra oportunidade.
Mas minha gente querida...o que deu certo e sempre dará é o reconhecimento de que somos todos parte de um grande processo de aprendizagem. O professor que tem paixão, entusiasmo e vibra com a conquista de seu aluno,   independente da classe social em que esse aluno está inserido, estará marcando, profundamente , um ponto a favor de todos.
Eu realmente acredito que somos meros mediadores do conhecimento, não somos detentores dele. portanto devemos agir como seres normais e não como capitões autoritários como se estivéssemos manipulando seres incapazes de raciocinar.
Vamos lembrar que além dos muro da escola nossos jovens precisam se sentir fortes e livres de ameaças por parte dos mais arrogantes.
Posso dizer que o grupo do qual fiz parte é um grupo de educadores que cativou e foi cativado .
A fonte de afeto foi  inesgotável  nesse grupo e foi isso que fez com que a falta de coisas materiais fosse driblada.

Por isso eu digo com todo o prazer e amor : parabéns a todos os alunos e professores  que durante um ano amadureceram idéias e laços afetivos!!!!!!!

Parabéns a todos que , de forma direta ou indireta , contribuem ( ou contribuíram) para que o projeto  desse certo.

Um beijo no coração de cada um.

Professora Helena


Turminha amada da Restinga. Pé na tábua guys!!!

                                             Moradas da Hípica  também demonstra sua felicidade!!  Laços cada vez mais                             fortificados...

Ah Quequel , você é uma guerreira.... adoro você !!!!

Que saudade de nossos planejamentos prof Mariana!!!

                                                         Marcinhaaaa...... fé na vida garota!!!!
Amooooooooooo!!!!!!

   Minha doce galera!!!! Os filhos sempre dando força para as mamães.... Parabéns queridos!!

Ceres, uma profissional dedicadíssima. Mesmo com todos os problemnas enfrentados na vida real, lá está sempre ela com um sorriso nos lábios servindo os alunos e professores .

Israel, admiro sua força, sua atitude, sua vontade.  Go ahead guy!!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EXPOACABAMENTO- Visita de núcleos à feira

Primeiro vamos entender do que se trata:
( At first let's understand what it is about)

A ExpoAcabamento – Feira de Materiais para Acabamento destina-se à todas empresas do acabamento e revestimento que tem como conceito apresentar tendências e soluções para projetos em arquitetura. O evento conta com um público visitante altamente qualificado, formado por arquitetos, designers, revendedores e boutiques de materiais de acabamento, construtores, decoradores, administradores de condomínios, formadores de opinião, em um único local.

"The text  above talk about a  Finishing materials  intended for all companies that have as  concept  to show  present trends and design solutions in architecture.  
The event has a highly qualified visitor audience, made up of architects, designers, retailers and boutiques of finish materials, builders, decorators, condominiums, opinion leaders...all   in one place."

Agora vem a pergunta: "Por que os alunos fizeram  essa visita à feira"?
(Now comes the question: "Why  did the students   visit to the fair?)

O  Projovem Urbano visa, além da  formação educacional , uma formação  profissionalizante dos jovens que pretendem adentrar no mercado de trabalho.
Na formação profissionalizante existem quatro arcos de ocupação no qual um deles é " construção e reparos".

 Esse é o motivo da visita dos alunos à tal feira!
É uma forma de mostrar na prática o que se aprende na teoria


"Urban Projovem aim for educational and vocational training for young people that intend to enter in labor work.
In vocational training  there are four arches of occupation in which one of them is "construction and reform."

 That's why the students visited such  fair!
It's a way of showing in practice what is learned in theory

ESTIVERAM ENVOLVIDOS NESSA PROGRAMAÇÃO OS PROFESSORES DE CONTRUÇÃO E REFORMA DOS NUCLEOS RESTINGA, MORADAS DA HÍPICA,  BRANCA DIVA E ILHAS  ( PROFESSORES JORGE E HERMENEGILDO)

Professor Jorge e os alunos Israel ( Moradasda Hípica) e Michele ( Restinga)

VILA DO AÇO
Vila do Aço é um espaço destinado a apresentar a aplicação do aço na construção civil. Serão apresentadas as possibilidades do aço em casas, prédios, equipamentos urbanos, sistema drywall, engradamento metálico, esquadrias de aço, coberturas, passarelas, ou seja, opções arquitetônicas em aço .

Steel village  is a space designed to show  the application of steel in construction. It was showed  the possibilities of steel in homes, buildings, urban systems, drywall systems, crating metallic,  steel frames, roofs, walkways, in other words,  steel architectural options."





E para mostrar que nosso espaço é democrático, abaixo fotos dos alunos do Projovem de outras escolas:
"In order to show that our space is democrátic, see below,   Projovem students pics  from other schools ."

I liked it!!!












Atualização manual de nosso "Feedjit"

Bem, como o atualizador de visitas não está mais funcionando, resolvi  colar e copiar aqui a última estatística de visitas externas ao nosso blog.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ask not what anyone can do for you,  ask what you can do for yourself  and someone else:  mind-body-spirit connection.
Dr. Chris O'Banye


( Não pergunte o que alguém pode fazer por você, pergunte  o que você pode fazer por você mesmo e por alguém mais: mente,corpo e espírito em conecção.

Asa

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Restinga Globalizada

Olá pessoal...

Eu estava ausente por problemas de saúde na família.  Os problemas continuam mas reservei um tempinho para vir aqui postar , mais uma vez, artigos não postados no tempo adequado.
A pauta de hoje vai para a aula  administrada pelas professoras Lidiane ( participação cidadã)  e Mariana ( ciências da natureza).
O espaço usado foi a sala de informática.
Os assuntos abordados foram : drogas e  DST
Os alunos foram instruídos a fazer pesquisas sobre esses temas e, em cima disso, criaram textos surpreendentes.
Eles , naturalmente, já estavam familiarizados  com os temas mas nunca haviam  recebido tanta informação sobre os mesmos.

Parabéns colegas de profissão!!!
Bom Trabalho!!

I was absent because of health problems in my  family. The problems continue but set aside a  time to come here and post once more . The attention  for today goes to the classroom  administered by teachers  Lidia (citizen participation) and Mariana (natural sciences).  The space used was the computer room. The subjects covered were: drugs and STD (sexually transmitted diseases )Students were instructed to  research on these topics and on top of that, they created amazing texts. They, of course, were already familiar with these issues but had never received so much information about  .
Congratulations colleagues!
Great Job!!




sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Teacher's day!!! ( Moradas da Hípica)

Todos nós sabemos que a afetividade desempenha um forte papel na relação professor-aluno. "O olhar do professor para o seu aluno é indispensável para a construção e o sucesso da sua aprendizagem."
Como resultado desse investimento, temos alunos confiantes, motivados e com alta auto-estima.
Tenho certeza que plantamos essa sementinha em nosso trabalho. Como sei? Pelos frutos que estamos colhendo.


We all  know that emotion plays a strong role in teacher-student relationship.  " The look of the teacher on your student is essential for the construction  and success of their learning."
As a result of this investment , we have confident and  motivated  students  and also students with high self=esteem. 
Im sure that this seed was planted in our job. How do i know? By the fruits we're reaping.




Na Escola Moradas da Hípica, alunos unem-se , planejam e organizam uma festa para seus educadores.
A vontade  de retribuir um carinho que já nos é oferecido dia a dia prova o quanto a afetividade  se faz importante para a criação de vínculos, cumplicidade e crescimento.


Quero aqui agradecer a todos os alunos da Hípica e a merenderia Ceres que com muito  carinho tocaram nossos corações.
Agradeço também aos alunos Da Escola Mário Quintana  pelos bilhetes, sms e  telefonemas. 


Existe entre nós um grande prazer de ensinar e de aprender , estimulamos e somos também estimulados por vocês o que nos garante  experimentar novas formas de pensar e atuar. 


Muito obrigada queridos alunos!!
Agradeço em nome de todos os professores presentes .





Ah Deise, obrigada pelo carinho. Amei ouvir de você as seguintes palavras: " professora, nós é quem tínhamos que lhe oferecer um presente mas foi você quem nos presenteou  com a sua presença".
Deise, thanks for your afection. I loved to hear these words from you: " teacher, we should give you a gift but it was you who brought it to us with your presence".



Daiana, você falou que se eu fosse embora você deixaria a escola. Muito obrigada por ter permanecido. Adoro você!!
Daiana,  you said that if i left the school, you could leave too. Thank you for staying. I love you! 

Desculpem-me colegas mas esse coração que  Tamires está fazendo  é para mim!!
Sorry  colleagues, but this heart that Tami is doing is for me!!